29/08/16 - 16h48

OAB e Comissão da Mulher Advogada promovem concurso de artigos científicos

Brasília – A OAB Nacional e a Comissão Nacional da Mulher Advogada promovem concurso de artigos científicos sobre os direitos femininos em seus diversos ramos, metodologias e vertentes. As inscrições vão até o dia 20 de setembro. Uma revista especial, reunindo os artigos selecionados, será lançada na II Conferência Nacional da Mulher Advogada, em novembro.

Segundo presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, o incentivo à produção científica é uma bandeira forte da entidade, sendo o tema escolhido para o concurso condizente com a temática da Ordem. “A OAB escolheu 2016 como o Ano da Mulher Advogada, apresentando diversas ações para a valorização de nossas colegas, que já representam quase metade de todos os profissionais. Convido os colegas a apresentarem trabalhos para a publicação”, afirma.

Para a presidente da Comissão Nacional, conselheira Eduarda Mourão (PI), o concurso de artigos cumpre mais uma das diretrizes do Plano Nacional de Valorização da Mulher Advogada. “Queremos um grande número de artigos de qualidade, com temas amplos sobre a mulher, questões de gênero, mulher advogada. Vamos unir a advocacia nesse incentivo à produção científica”, explica.

De acordo com o edital, o concurso se volta para a pesquisa dos Direitos das Mulheres em seus diversos ramos, vertentes e metodologias, articulados com Estado Democrático de Direito, defesa e fortalecimento da democracia, cidadania e igualdade de gênero, inclusão social e redução das desigualdades regionais, privilegiando aspectos práticos sem descuidar da teoria e da dogmática, estimulando, assim, o debate acadêmico de alto nível e o pluralismo de ideias.

Para informações sobre o procedimento de inscrição, padronização dos artigos e como funcionará a avaliação dos textos, acesse o edital do concurso neste link. Baixe aqui o termo de autorização para publicação na biblioteca digital.

Edital de Chamada de Artigos: “2016 - Ano da Mulher Advogada”

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e a Comissão Nacional da Mulher Advogada, convidam Advogadas e Advogados a submeter artigos científicos, conforme disposições trazidas nesta chamada pública.

LINHA EDITORIAL: a linha editorial da Chamada de Artigos se volta para a pesquisa dos Direitos das Mulheres em seus diversos ramos, vertentes e metodologias, articulados com Estado Democrático de Direito, defesa e fortalecimento da democracia, cidadania e igualdade de gênero, inclusão social e redução das desigualdades regionais, privilegiando aspectos práticos sem descuidar da teoria e da dogmática, estimulando, assim, o debate acadêmico de alto nível e o pluralismo de ideias.

PRAZO: os trabalhos devem ser submetidos ao Conselho Federal da OAB no período de 01 de agosto de 2016 até dia 20 de setembro de 2016, por meio de correio eletrônico a ser enviado para o endereço: oabeditora@oab.org.br. O artigo, anexo à mensagem, deverá seguir o formato Word, sem a identificação do(s) autor(es). Em um segundo arquivo, também anexo, o remetente trará a identificação do(s) autor(es), sua(s) titulação(ões) e a eventual instituição a que se vincula(m).

A avaliação dos trabalhos ocorrerá pela Comissão Organizadora da Chamada de Artigos no período de 21 de setembro a 5 de outubro do ano em curso.

Os classificados serão informados por meio de mensagem eletrônica da OAB Editora;

O lançamento da publicação eletrônica contendo os artigos classificados, ocorrerá na II Conferência Nacional da Mulher Advogada, que acontecerá nas datas de 28 e 29 de novembro de 2016, na cidade de Belo Horizonte - MG.

NORMAS EDITORIAIS: Os artigos deverão ser redigidos em língua portuguesa, enviados em duas vias, sendo a primeira com pseudônimo e a segunda com a identificação completa do autor (a), incluindo a titulação, devem ser digitados no editor de texto Word e folha A4;

Margens: superior, inferior, direita e esquerda 2 cm;

Espaçamento anterior 0pt e posterior 0pt;

Fonte para o corpo do texto: Times New Roman, tamanho 12;

Fonte para as notas de rodapé e citações que excedam 3 (três) linhas: Times New Roman, tamanho 11;

Entrelinhamento para o corpo do texto: simples;

Citações de autores: autor, data e página do trabalho citado;

Estilo utilizado nas palavras estrangeiras: itálico;

Número máximo de laudas: 5 (cinco) laudas, para autores, para autores (as) Advogados (as);

Alinhamento: justificado.

É imprescindível a indicação das referências bibliográficas eventualmente utilizadas.

Aplicam-se, subsidiariamente, as normas da ABNT.

AVALIAÇÃO DOS ARTIGOS: a avaliação preliminar dos artigos será feita pela Comissão Organizadora da Chamada de Artigos, que poderá rejeitar liminarmente trabalhos que não observem as normas formais acima e/ou não guardem pertinência com a linha editorial. Os artigos admitidos serão analisados, quanto à relevância, conteúdo e qualidade, por 2 (dois) avaliadores anônimos, sem conhecimento da autoria (blind peer review). O parecer dos avaliadores poderá ser pela publicação ou pela rejeição. Em todo caso, não caberá recurso do parecer.

TERMO DE CONCORDÂNCIA: ao submeter artigos, os autores (i) assumem o compromisso de seu ineditismo e originalidade; (ii) reconhecem e concordam que as opiniões expressas nos textos são de sua inteira responsabilidade; na hipótese de publicação, (iii) cedem os direitos autorais relativos ao trabalho ao Conselho Federal da OAB, para publicação de livro eletrônico, que deterá direitos de publicação, tradução, circulação e permissão de cópias para fins de pesquisa pessoal e uso acadêmico sobre a obra.

CONTATO: informações e esclarecimentos adicionais deverão ser encaminhados ao endereço de correio eletrônico oabeditora@oab.org.br;

Comissão Organizadora da Chamada de Artigos

Conselho Federal da OAB