Segundo dados da Delegacia de Estelionato, o número de crimes virtuais aumentou significativamente de 2024 para 2025, com cerca de 350 boletins de ocorrência registrados apenas no ano passado.
A prática criminosa consiste no uso indevido de informações de domínio público para enganar clientes. Os golpistas se passam por advogados reais, utilizando fotos e nomes verdadeiros em aplicativos de mensagens. Eles entram em contato com vítimas, alegando mudança de número, e solicitam transferências via PIX para supostas despesas processuais.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, a OAB Joinville orienta que a população desconfie de contatos informando troca de número, confira o DDD utilizado e, sempre que possível, ligue diretamente para o advogado ou para o escritório para confirmar a veracidade da solicitação.
Além disso, a OAB Joinville pede que advogados que tenham sido vítimas do golpe, enviem os boletins de ocorrência para o e-mail ass.presidencia@oabjoinville.org.br. As denúncias serão reunidas para subsidiar investigações e fortalecer as ações de combate ao crime.