25/04/14 - 16h35

Comissão de Direito Tributário apresenta Projeto do Código de Defesa do Contribuinte de Joinville

Na última Sessão do Conselho da Subseção de Joinville, foi apresentado pelo Dr. Elton Benedito da Silva (Vice Presidente da Comissão de Direito Tributário), o Projeto do Código de Defesa do Contribuinte, elaborado pela Comissão da OAB Joinville que será apresentado à Câmara de Vereadores para votação como Projeto de Lei.

O Código visa estabelecer prazos para a Prefeitura responder a consultas na área tributária, propõe regras sobre publicações de aumento de impostos, exige detalhes sobre motivos da cobrança de taxas e cria vedações envolvendo cobranças extrajudiciais, entre outras propostas. O Projeto de Lei contém 40 artigos que especificam também deveres dos contribuintes e esclarecem dúvidas comuns entre a população.

O Projeto será encaminhado para a Câmara de Vereadores nos próximos dias, a expectativa é que em breve o Legislativo possa emitir um parecer sobre o Projeto. Se aprovada a proposta, haverá uma transparência maior entre fazenda e contribuinte.

O Dr. João Carlos Harger Jr, Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB Joinville e um dos idealizadores do projeto, destaca que o grande objetivo do código é proteção do contribuinte em situações desfavoráveis à ele, e comenta: "Buscamos a delimitação das regras para que não haja ofensa aos direitos dos contribuintes, da mesma forma que outros municípios já praticam".

Principais proposta do Projeto:

- Prazos para a Prefeitura responder a consultas na área tributária
- Regras sobre publicações de aumento de impostos.
- Detalhamento sobre motivos da cobrança de taxas.
- Vedações envolvendo cobranças extrajudiciais.
- Expedição, a cada dois anos anos, de um texto único e consolidado da legislação vigente relativa a cada tributo.

Recentemente a Presidência da ACISBEC, Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo, através do Dr. Valter Moura, solicitou cópia do Projeto e elogiou a iniciativa da OAB Joinville, destacando a importância de disseminar a proposta por todos os municípios do país.