21/05/14 - 10h01

Subseção mantém plantão de atendimento de Ética e Defesa das Prerrogativas

Semanalmente, uma média de 15 pessoas procura o setor de atendimento da OAB Joinville para esclarecer dúvidas ou reclamar a respeito de atuação de colegas.  Para atendimento de tais assuntos, a Diretoria da OAB Joinville organiza um rodízio de Conselheiros da Subseção, dado que o trato de assuntos relativos a conduta de profissional de advogado exige cautelas. Em geral, este serviço tem sido conduzido pelos Conselheiros Carlos Alberto Oliva Neves, George William Postai de Souza e Guilherme Cauduro, sem prejuízo da participação de outros voluntários que integram o Conselho local.

"Os reclamantes são atendidos pelo Conselheiro em sala reservada, sendo que, em todos os casos, a OAB entra em contato com o advogado para esclarecimentos e solução. O procedimento que vem sendo adotado pela OAB Joinville, já desde a gestão anterior, segue as recomendações do Conselho Federal e da OAB Estadual, que é, sempre que possível, procurar a conciliação, evitando-se os desgastes de procedimentos disciplinares, a não ser nos casos em que assim o exigirem o interesse público ou a dignidade da advocacia. A maioria dos casos são resolvidos pela conciliação e um grande número de queixas está relacionado diretamente com a morosidade do judiciário, o que é explicado ao reclamante", destaca o presidente da Subseção Maurício Alessandro Voos.

O atendimento ao interessados é feito mediante prévio agendamento, o qual deve ser feito pessoalmente ou pelo telefone (47) 3433-0771.

Além de prestar este serviço de esclarecimentos à comunidade, a OAB Joinville mantém plantão de assistência ao advogado, em casos de violação de suas prerrogativas (quando no exercício da profissão), bem como denunciar aviltamento de honorários advocatícios e concorrência desleal.  Para isso, a Subseção conta com o DISK PRERROGATIVAS, através do número (47) 9658-7304.