08/08/16 - 18h23

Mês do Advogado terá Caravana Nacional de Prerrogativas em Joinville

Caravana Nacional de Prerrogativas chega a Joinville nesta sexta-feira

A Caravana Nacional de Prerrogativas da OAB chega a Joinville nesta sexta-feira (12) às 14h, dentre os pontos defendidos pela iniciativa estão, a dignidade profissional, inviolabilidade dos escritórios de advocacia, sigilo das comunicações, valorização do advogado e honorários justos. A OAB/SC vai aproveitar a ocasião para sugerir que o Conselho Federal da OAB institua o dia 24 de maio como o Dia Nacional de Defesa das Prerrogativas dos Advogados. A data já é oficialmente o Dia Estadual de Defesa das Prerrogativas e foi escolhida para lembrar o assassinato do advogado Roberto Caldart, neste ano, enquanto atuava no atendimento a um cliente.

A Caravana vem do Paraná trazendo o presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas, Jarbas Vasconcelos, o vice Cássio Telles, os integrantes da comissão Diego Machado de Almeida e Clodomir Assis Araújo Junior, e o Procurador Nacional de Prerrogativas, Charles Dias.Em Joinville, vão se juntar à caravana a diretoria local da Subseção, conselheiros, integrantes da comissão estadual e a diretoria da Seccional, presidida por Paulo Brincas. Durante o evento, para o qual foram convidados advogados de várias partes do Estado, ocorrerá uma audiência pública para que os profissionais possam relatar situações de ofensa às prerrogativas.

As prerrogativas profissionais são instituídas pela Lei Federal 8906/94 e são um conjunto de direitos que garantem aos advogados a liberdade do exercício profissional, o sigilo na relação com os clientes, a inviolabilidade dos escritórios e honorários justos, dentre outras questões.