09/07/19 - 17h18

Em 'Papo de Colega' em Joinville, presidente e vice da OAB/SC buscam conhecer as necessidades da jovem advocacia e ouvem sugestões de decano na profissão

O projeto 'Papo de Colega' voltou à estrada nesta segunda-feira (8) para conhecer de perto a realidade e os desafios profissionais enfrentados pelo mais experiente e a mais nova advogada da Subseção de Joinville. No encontro promovido pelo presidente Rafael Horn e sua comitiva, os dois profissionais se encontraram numa troca de ideias para relatar os anseios e expectativas das diferentes fases da carreira.

Com histórico profissional de 61 anos de carreira, Carlos Adauto Vieira foi o primeiro a compartilhar sua experiência de vida na advocacia. Ele mencionou as dificuldades de adaptação em relação ao processo eletrônico, fez críticas ao "chapão" no sistema eleitoral da OAB e contou passagens que considera importantes em sua trajetória. "Tive um tipo de vida que planejei, como advogado construí o que eu desejei ter. Optei por Joinville sabendo o que estava fazendo. Vim para a cidade e enfrentei as dificuldades no início da profissão", lembrou. O decano da advocacia também atuou durante 1964, em plena ditadura militar, época em que rememora as dificuldades do exercício da profissão.

Já Maria Gabriela se formou há um mês. Aos 23 anos a jovem advogada conta que busca o apoio permanente da Ordem e que se sente acolhida pelo sistema OAB, especialmente através de iniciativas como o Curso de Iniciação à Advocacia, do qual participou, e que tem o intuito de auxiliar a entrada dos jovens no mercado de trabalho. "A graduação não prepara a gente para a vida prática, a gente faz essa transição de estudante para profissional muito rápido. E acho que a OAB tá aqui pra isso. Eu me senti extremamente bem recebida, acredito que o curso feito antes da entrega da credencial foi muito válido, muito legal. É uma corrida constante, buscar credibilidade, saber as tratativas com os clientes, a questão da negociação, e nesse aspecto percebo que a Subseção tem um respaldo grande com cursos e através das próprias Comissões", explanou.

O presidente da OAB/SC, Rafael Horn, lembrou que todas as ações da OAB/SC dedicam-se a amparar os profissionais da advocacia em seus diversos momentos da profissão. "É importante para nós ouvirmos com clareza o que nossos colegas buscam da instituição, assim como percebermos que muitas de nossas iniciativas vêm sendo efetivas no dia-a-dia da classe. Como, por exemplo, a Central de Atendimento e a Comissão de Inclusão Digital, sempre disponíveis para atender questões do processo eletrônico, por exemplo. Na outra ponta, nosso Curso de Iniciação à Advocacia vem se mostrando fundamental para orientar o jovem advogado em seu início", destacou.

Horn também falou sobre a importância do projeto Papo de Colega e a necessidade de estreitar o contato junto aos integrantes da Ordem catarinense. "Ouvimos dois lados distintos da advocacia. É sempre interessante conhecer os anseios de quem acompanhou mudanças significativas no mercado de trabalho e no próprio Judiciário, assim como conhecer as expectativas de quem está chegando para incrementar a classe com ideias inovadoras e essa nova maneira de atuar, típica dos jovens. Assim saberemos identificar quais pontos devemos aprimorar em nossos serviços e atuação", concluiu.

Maria Gabriela Malinowski tem Ordem de número 55489 e Carlos Adauto Vieira tem credencial com a inscrição 252. Acompanharam o bate-papo a presidente da OAB Joinville Maria de Lourdes Bello Zimath, o vice-presidente Oliver Jander Costa, o secretário-geral Nicholas Alessandro Alves Medeiros, o conselheiro da Subseção Carlos Eduardo Linzmeyer, o coordenador-geral das Comissões de Joinville Guilherme Aquino Pereira, o conselheiro estadual Jovenil Arruda, e o vice-presidente da Seccional, Mauricio Voos.