15/12/22 - 15h00

Dia da Mulher Advogada

Em 1898, Myrthes de Gomes Campos, formou-se em Direito. Na época, lhe foi negado o direito de exercer a profissão. O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) não lhe concedeu o acesso à instituição em uma época na qual advocacia era vista como uma profissão absolutamente masculina. Mas com muita resistência e ativismo, Myrthes se transformou em figura notória não só pela defesa da emancipação jurídica das mulheres, como também pelo exercício da advocacia feminina.

Mais recentemente, Esperança Garcia, mulher negra escravizada no século XVIII, foi reconhecida pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil como a primeira advogada do País. O reconhecimento se deu devido ao seu histórico de luta marcada pelo documento que peticionou, em 1770, mesmo com o pouco conhecimento que tinha, ao governador da capitania do Piauí para denunciar as violências pelas quais ela, suas companheiras e seus filhos passavam.

Essa recordação histórica, que foi um divisor para a advocacia, é uma forma de homenagear as nossas mulheres advogadas neste 15 de dezembro.

Fonte: OAB Santa Catarina.