19/09/11 - 11h45

OAB Joinville formará Comissão Especial para diagnóstico do Judiciário Estadual na Comarca

Um dos maiores reclamos da advocacia joinvilense está centrado no elevado número de processos paralisados nas varas e gabinetes do Judiciário Estadual local, com excessiva demora na prolação de despachos e sentenças, com óbvios prejuízos para os jurisdicionados e para o exercício da profissão.

A despeito da notícia do aumento de mais 3 varas na Comarca ainda neste ano (que contou com a reconhecida contribuição da OAB Joinville), bem como promessa de preenchimento das vagas de juízes em aberto, é intuitivo que as graves e crônicas dificuldades ainda persistirão, merecendo atenção por parte da OAB, dentro de suas funções institucionais, não se olvidando que as demais entidades representativas da sociedade também são responsáveis, além dos poderes executivos e legislativo locais.

Assim considerando, a Diretoria da OAB Joinville está convocando uma Comissão Especial, a ser constituída de Conselheiros e membros das diversas Comissões, a qual terá por incumbência realizar diagnóstico que servirá para encaminhamento das medidas institucionais perante os órgãos competentes, inclusive para apresentação e busca de apoio dos poderes executivo e legislativo local, associações empresariais (Acij, Acomac, Ajorpme, CDL etc) e demais representativas da sociedade civil, com vistas à solução dos graves problemas ora relatados.

A participação na referida Comissão está aberta a qualquer colega que, mesmo não integrante da administração da OAB, queira contribuir com os trabalhos. Basta o envio de solicitação para o e-mail comissoes@oabjoinville.org.br até a data de 30/09/2011.