25/03/13 - 17h14

Conselheiro Federal da OAB/SC Geraldo Virmond é nomeado Presidente da Coordenação Nacional de Exame de Ordem

A Seccional Catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil, desde que assumida pela nova diretoria presidida por Tullo Cavallazzi Filho, tem sido muito prestigiada pelo Conselho Federal da OAB. No último dia 12 o Presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Futado Coêlho, nomeou o atual Conselheiro Federal e ex-presidente da OAB Joinville e da OAB/SC, José Geraldo Ramos Virmond, como presidente da COORDENAÇÃO NACIONAL DE EXAME DE ORDEM, que tem, entre outras atribuições, a de elaborar o Exame de Ordem para todo o país e defendê-lo dos ataques daqueles que o querem extinguir.

Recentemente o Supremo Tribunal Federal julgou a constitucionalidade do Exame da Ordem por unanimidade. Mas, não satisfeitos, alguns deputados apresentaram um projeto de lei para torná-lo inexigível pela OAB.

Contudo o Conselho Federal da OAB acompanha a matéria pela sua Comissão Legislativa, diligentemente. Mede-se a importância da matéria pela análise dos números: existem no Brasil cerca de setecentos e cinqüenta e sete mil advogados inscritos e existem cerca de um milhão e quinhentos mil bacharéis que não passam ou não realizam o Exame de Ordem, que é o meio de garantir ao cidadão advogados capacitados para defender seus direitos.

Desde que criado o Exame da OAB, pela Lei Federal n.º 8906/1994, melhorou muito o nível da advocacia em todo o país, isto porque também as Faculdades obrigaram-se a oferecer cursos com mais aproveitamento e competitividade, diante da constante avaliação em função do baixo número de alunos delas egressos que logram êxito no Exame. A média de aprovação nacional dos que prestam o Exame é inferior aos 20%. Houve certames em que os aprovados não chegaram aos l5%. Trata-se de uma depuração necessária, porque aos advogados é reservada uma função da maior relevância perante a sociedade, já que a eles também compete a defesa do estado democrático de direito, da Constituição e da administração da Justiça. Importante ressaltar que outras classes de profissionais liberais já estudam a implantação de idênticos exames de suficiência.

A indicação do nome de Geraldo Virmond para presidir nacionalmente o Exame de Ordem, mais que consistir uma distinção à sua pessoa e ao cargo de Conselheiro Federal  da OAB que exerce, corresponde a um prestígio ao Conselho Estadual da OAB e a todos os advogados catarinenses.