18/09/13 - 08h50

Presidente da OAB Joinville recebe Juiz Federal Diretor do Foro de Joinville

O Presidente da OAB Joinville, Maurício Alessandro Voos, recebeu na última sexta-feira (13) na sede da Subseção, a visita de cortesia do Juiz e Diretor do Foro Federal de Joinville, Dr. Roberto Fernandes Júnior.

Na ocasião, o Juiz Federal solicitou apoio da OAB Joinville para tratativas na finalização da permuta de imóveis entre a União e o Município para construção da nova sede da Justiça Federal em Joinville.

Dentro das negociações realizadas e que se iniciaram já na gestão 2010/2012 da OAB Joinville, conduzidas pelo então presidente Miguel Teixeira Filho, ocorreria uma triangulação envolvendo imóveis do Município de Joinville, do TJSC e da União. O prédio ao lado do fórum pertencente ao Município e que abriga hoje as Varas Federais Previdenciárias seria cedido em permuta ao TJSC para realização de uma extensão do fórum estadual (anexo). Em conseqüência, o TJSC cederia em favor da União o prédio do antigo fórum da comarca, na Rua Princesa Isabel, para construção da nova sede da Justiça Federal e, por fim, a União cederia ao Município o terreno existente ao lado do Arquivo Histórico de Joinville.

O presidente da OAB comprometeu-se em auxiliar no que for necessário para a breve finalização de tais tratativas e que hoje estão na fase de avaliação dos imóveis do Município e da União. A conclusão das permutas  beneficiará não só os advogados e o judiciário mas toda a comunidade joinvilense.

Na mesma oportunidade o Diretor do Foro Federal consultou o Presidente da OAB Joinville acerca da viabilidade da instalação em nossa cidade de uma Escola da Magistratura Federal, cujo curso serviria também de titulação de pós-graduação, iniciativa que foi elogiada pelo dirigente da OAB, referindo que pelo porte da cidade e número de advogados inscritos, seguramente existiria demanda para a instalação e seria muito bem vinda ao Município.