Notícias das Comissões OAB Joinville

07/12/23 - 11h37

OAB Joinville realiza 2º Seminário do mês da Consciência Negra

A Comissão de Igualdade Racial, realizou no dia 28 de novembro, o 2º Seminário do mês da Consciência Negra na OAB Joinville.

O evento aconteceu em duas etapas: Iniciando as atividades do seminário, apresentaram 4 mesas com 6 comunicações relacionadas ao tema de igualdade racial, com diferentes análises e discussões acerca do tema central do evento.

A segunda etapa iniciou com a fala do Dr. Leonardo Quintino, Vice- Presidente da Comissão, que apresentou os resultados da pesquisa sobre a abordagem das questões étnico-raciais nos cursos de direito de Joinville, que evidencia o déficit no ensino jurídico acerca da educação das relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira.

Em seguida, a Dr. Dora Lúcia Bertúlio de Lima, Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Procuradora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), iniciou os debates sobre o direito e as relações raciais. Ainda, compartilhou suas experiências profissionais e acadêmicas, inclusive sobre sua importante atuação na implementação das cotas raciais no país.

O evento reuniu a população e movimentos sociais.