08/09/21 - 16h33

Inclusão: OAB/SC incentiva autodeclaração racial em ação integrante da “Campanha Cadastrômetro”

Com o compromisso de promover a inclusão e tornar a OAB/SC um espaço ainda mais democrático, a Seccional, por meio da Comissão de Igualdade Racial, promove este mês uma “Ação de Autodeclaração Racial” direcionada aos advogados, advogadas e estagiários inscritos nos quadros da Ordem.

A iniciativa tem como objetivo a coleta de dados quantitativos sobre a identidade racial da advocacia catarinense. A partir desse estudo, a Seccional poderá construir um panorama da realidade regional e planejar ações voltadas às políticas afirmativas de inclusão e defesa de prerrogativas dos advogados e advogadas pretos e pardos.

A autodeclaração também é importante para que a OAB/SC possa buscar estratégias antirracistas de enfrentamento às consequências históricas do racismo estrutural, que derivam do racismo institucional. A ação faz parte da “Campanha Cadastrômetro”, lançada nesta semana, que visa à atualização em massa das informações aos milhares de advogados e advogadas catarinenses inscritos na Seccional.

CFOAB
No último 17 de agosto, o Pleno do Conselho Federal da OAB aprovou a obrigatoriedade da autodeclaração de cor ou raça como requisito para inscrição nos quadros da Ordem.

Assessoria de Comunicação da OAB/SC