10/06/22 - 09h00

Quinto Constitucional: saiba mais sobre a votação que será realizada na próxima segunda-feira (13)

A OAB Santa Catarina informa que faltam três dias para os advogados e advogadas catarinenses definirem, por meio de voto direto e on-line, os candidatos que vão compor a Lista Sêxtupla para concorrer à vaga de desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT12) pelo Quinto Constitucional da Advocacia. A votação será realizada de forma virtual na próxima segunda-feira (13), das 9h às 18h. Saiba mais sobre o processo abaixo:

Quem pode votar

Estão aptos a participarem da consulta direta os advogados e advogadas regularmente inscritos na OAB/SC, que estavam em dia com a tesouraria da Seccional na data da divulgação do edital de abertura do processo (02/03/2022).

Sobre o voto

O voto será on-line, por meio de sistema gerenciado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que poderá ser acessado fazendo uso de certificado digital ICP Brasil – vinculado exclusivamente ao CPF do eleitor – ou de senha do portal gov.br.

Votação

No dia da votação, o link para acessar o sistema será enviado por e-mail à advocacia. O acesso ao ambiente eletrônico também ficará disponível no site da OAB Santa Catarina.

Como vai funcionar

A consulta direta funcionará da seguinte forma. Quando acessarem o link recebido no dia 13 de junho, os advogados e advogadas serão redirecionados para a cabine de votação, onde deverão seguir três passos para efetivar o voto: “marcar a escolha”, “revisar” e “confirmar e depositar” a cédula cifrada na urna eletrônica.

1) Em “marcar a escolha”, deve-se optar por um dos(as) candidatos(as) indicados(as);

2) Na sequência, em “revisão”, aparecerá o nome do(a) candidato(a) escolhido(a), sendo facultada a alteração do(a) candidato(a) ou o avanço para o próximo passo;

3) Na fase seguinte, o(a) advogado(a) irá “confirmar e depositar” a cédula cifrada na urna, ocasião em que será necessária a utilização do certificado digital ou mediante senha gerada no portal do Governo Federal.

A conclusão da votação será sinalizada com mensagem específica e o(a) advogado(a) também receberá e-mail de confirmação, contendo o número rastreador de sua cédula, com o qual poderá certificar-se de que o seu voto foi corretamente contabilizado.

Divulgação das candidaturas

O processo de divulgação das candidaturas obedece aos critérios estabelecidos na Resolução CQ Nº 01/2022 e na Resolução CQ Nº 02/2022. Veja como foi a sabatina e conheça o perfil dos candidatos:

CESAR LUIZ PASOLD JUNIOR – OAB/SC 18088 – Florianópolis
CRISTIANO STONOGA – OAB/SC 20208 – Chapecó

FABRICIO MENDES DOS SANTOS – OAB/SC 9683 – Florianópolis

FERNANDO GRASS GUEDES – OAB/SC 18550 – Florianópolis

GILBERTO LOPES TEIXEIRA – OAB/SC 18002 – Florianópolis

GUSTAVO REGIS DE FIGUEIREDO E SILVA – OAB/SC 14807 – Florianópolis

GUSTAVO VILLAR MELLO GUIMARÃES – OAB/SC 11589 – Florianópolis

JAIME DA VEIGA JUNIOR – OAB/SC 11245 – Itajaí

MARIA LOIVA DE ANDRADE – OAB/SC 8264 – Maravilha

PAULO CESAR PIVA – OAB/SC 9325 – Brusque

RAMON ROBERTO CARMES – OAB/SC 33693 – Palhoça

ROSEMERI FARINA – OAB/SC 9154 – Balneário Camboriú

Segura e transparente

A consulta direta vai ser realizada virtualmente, mediante operação e auditoria pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas (FEPESE). O sistema utilizado é o Helios Voting, conhecido na UFSC como e-Democracia, por meio de Projeto de Extensão Universitária com o Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC) e a Coordenadoria de Certificação Digital da Sala Cofre (CCD).

A votação é segura e secreta, não sendo possível obter parciais durante o processo. A apuração da consulta direta está prevista para começar às 18h15 do dia 13 de junho, logo após o fim da votação, na sede da Seccional em Florianópolis. O ato contará com transmissão ao vivo pelo canal da OAB/SC no YouTube para reforçar ainda mais a lisura e a transparência do processo.