29/06/23 - 22h00

OAB Joinville participa do Café com os Empresários - Programa Novos Caminhos da Regional Norte Nordeste

Na manhã de quinta-feira (29/06), no ISI Instituto Senai de Inovação, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina e entidades parceiras participaram de um Café com empresários para apresentação e homenagens do Programa Novos Caminhos Norte e Nordeste.

A OAB/SC Joinville é parceira e interlocutora regional deste projeto desde 2021. Na ocasião, a então presidente da Subseção, Maria de Lourdes Bello Zimath, após participar de um debate sobre o tema: “inserção de adolescentes no mercado de trabalho”, assumiu um compromisso de parceria com este programa e a nossa Subseção tornou-se uma das instituições interlocutoras do bem. A atual gestão, através do presidente, Óliver Jander Costa Pereira, possibilitou a continuidade de parceria.
Neste encontro, estiveram presentes a vice-presidente da OAB Joinville, Janaína Silveira Soares Madeira e a interlocutora Regional do Programa e presidente da Comissão da Criança e Adolescente da OAB Joinville, Cristiane Bordin.

O PROGRAMA:

O PROGRAMA NOVOS CAMINHOS, foi criado em 2013, através de uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude do TJ/SC, juntamente com a FIESC e a Associação dos Magistrados Catarinenses. Posteriormente, uniram-se a causa outras entidades, entre elas a Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina.

O principal objetivo do programa é oferecer capacitação e oportunidade de emprego para crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento e estão prestes a sair da permanência no abrigo, por terem alcançado a idade máxima permitida, para que, ao deixarem o serviço de acolhimento, tenham autonomia, independência financeira e oportunidade de uma vida digna.

Atualmente, as entidades envolvidas no programa para fortalecer as ações já desenvolvidas nas 112 comarcas catarinenses, são: TJSC; Fiesc; AMC; MPSC; Fecomércio/SC; ACM; Fesag; OAB/SC; FAESC/Senar; CIEE/SC e Sesc.