19/08/16 - 16h51

Conselho aprova concessão da Medalha João Baptista Bonassis para dois advogados, um deles “in memorian”

O Conselho da OAB/SC aprovou por unanimidade a concessão da Medalha João Baptista Bonassis aos advogados Benjamin Ferreira Gomes (de Joinville, in memorian) e José Ventura (ex-presidente da Subseção de São José e ex-vice-presidente da CAASC).

A homenagem a Benjamin Gomes atende moção do membro vitalício honorário da Subseção de Joinville, Celso Zimath, posteriormente aprovada pelo Conselho da Subseção. Gomes faleceu em agosto de 2001, aos 73 anos, após discursar numa audiência pública,  no plenário da Assembleia Legislativa, que debatia a morosidade do Judiciário (foto ao lado). Ele sofreu um infarto fulminante logo após discursar. O caso teve grande repercussão à época. “Sua característica mais marcante era a coragem, essencial para um bom advogado”, disse o Conselheiro Estadual Leandro Gornicki.

O Conselheiro Renato Kadletz felicitou o presidente Paulo Brincas pela homenagem em vida que será feita ao advogado José Ventura. “Ele se notabilizou por lutar sempre pela congregação da classe”, garante. Brincas, de quem Ventura foi vice na passagem pela CAASC, destacou “a fortíssima liderança de Ventura na Subseção de São José”.

A medalha João Baptista Bonassis foi instituída em 1992 e é o reconhecimento máximo da Seccional aos advogados que prestaram relevantes serviços à Justiça, ao Direito, à OAB ou ao aperfeiçoamento das instituições e às causas sociais.

Assessoria de Comunicação da OAB/SC