14/12/10 - 13h26

Inauguradas mais 3 novas Varas na Comarca de Joinville. OAB já reivindica mais 3 para 2011

Um dos primeiros atos da atual gestão da OAB Joinville foi prestar apoio à direção do Forono pleito para novas varas para a Comarca, conforme moção aprovada na Sessão do Conselho de 09/02/2010.

Na data de ontem, 13, em cerimônia realizada no salão do Júri do Fórum da Comarca, conduzida pelo Presidente do TJSC, José Trindade dos Santos, que contou com a presença do presidente Miguel Teixeira Filho, da Secretária-geral Adjunta, Patrícia Voigt, do Presidente da Comissão de Assuntos Judiciários da OAB Joinvile, Gustavo Buettgen e do membro da mesma Comissão, Lucas Hildebrand,  advogados, autoridades judiciárias e autoridades dos demais poderes, foram instaladas três novas unidades jurisdicionais na Comarca, a saber: 5ª e 6ª Vara Cível e 2ª Vara de Direito Bancário.

Segundo informações do TJSC, tramitam atualmente em Joinville cerca de 190 mil processos. As novas varas vão acrescentar aos quadros da justiça local, além de três magistrados, cerca de 30 outros serventuários – entre técnicos, assessores e estagiários.

O juiz Sílvio José Franco, diretor do Foro, enumerou ações em andamento que demonstram a preocupação em atender melhor ao jurisdicionado, além das novas varas: reforma parcial do prédio, implantação de nova central de atendimento e informações, e concurso público para contratação de 40 novos servidores.

Em seu discurso, Franco ainda destacou a importância da parceria com a OAB Joinville, a qual sempre esteve ao lado da direção do Foro nos pleitos. O diretor ainda aproveitou o momento, bem como a presença do presidente do TJSC para pleitear a instalação de outras três varas previstas no planejamento, já para o ano de 2011.

A nova reivindicação foi acompanhada pelo presidente da OAB Joinville, Miguel Teixeira Filho, o qual ressaltou ao Presidente do Tribunal de Justiça a importância da continuidade da atenção, por parte do Tribunal, quanto aos problemas que ainda impedem uma adequada prestação jurisdicional naquela que é a maior cidade do Estado, tanto em termos populacionais como econômicos. Trindade dos Santos garantiu a Teixeira que o pleito é possível de ser atendido, porquanto está dentro das metas da sua gestão, que tem como prioridade a melhoria de condições da Justiça de primeiro grau.

[Foto: Desembargador Trindade dos Santos, presidente do TJSC, e Miguel Teixeira Filho, presidente da OAB Joinville, descerrando placa de instalação]