ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL
SUBSEÇÃO JOINVILLE - SANTA CATARINA

NotíciasRSSSOLICITE UM RELEASE

01/04/10 - 10h11

OAB reinvindica passarela no fórum e espaço para ampliação da Defensoria

imagem da noticia

Na data de ontem, 31/03, o presidente da OAB Joinville, Miguel Teixeira, e o Secretário-Geral da entidade, Fabrício Bittencourt, estiveram em reunião com o prefeito Carlito Merss e secretários, discutindo a contrução de uma passarela sobre o rio Cachoeira entre o Fórum de Joinville e o Centreventos Cau Hansen. Também participaram da reunião o diretor do Fórum, Davidson Jahn Mello, e o presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Silva.

Durante a reunião ficou definido que o Ippuj vai iniciar os estudos para a elaboração do projeto executivo da passarela. O custo final da obra vai depender desse projeto. No ano passado, os vereadores Tânia Eberhardt e Manoel Bento destinaram uma emenda ao orçamento de 2010 no valor de R$ 330 mil para a construção de passarela para pedestres.

O Prefeito Carlito explicou que a Prefeitura tem de fazer este ano vários investimentos na recuperação de pontes e construção de acessos, principalmente em comunidades atingidas por enxurradas. "Sabemos da importância da passarela, mas não podemos nos comprometer em fazer esta obra em 2010", ressaltou.

A construção de passarela para pedestres substitui o projeto de uma praça/ponte, elaborado há anos e que apresenta alto custo. Para o diretor do Fórum, a construção de uma passarela atenderia os pedestres, demandaria menos recursos para sua execução e também menos impactos ambientais. "Uma passarela bem iluminada vai atender a demanda e terá uma execução mais tranquila", ressaltou.

Na reunião, Teixeira também pediu ampliação do espaço ocupado pela entidade na Secretaria de Assistência Social. Ali é feita a triagem dos pedidos de assistência jurídica gratuita para a população carente. "Esse serviço era feito na sala da OAB no Fórum, mas como não tínhamos mais condições de acomodar as pessoas naquele local, foi feito um convênio com a Secretaria, que cedeu uma sala para a OAB na unidade que o órgão municipal mantém na avenida Procópio Gomes. Mas o espaço ficou pequeno. A demanda aumentou para cerca de 80 a 100 procuras diárias. Temos apenas um funcionário da OAB no local e não é possível colocar mais atendente, o que está prejudicando a população carente", explicou o presidente da OAB.

Teixeira ainda salientou que "já contratamos mais um funcionário para auxiliar na triagem, bem como já disponibilizamos mesa e computador, mas precisamos que a Prefeitura nos ceda um espaço físico maior".

Na mesma hora, o Prefeito determinou à Secretária Chefe do seu gabinete, Maria Ivonete Peixer, presente à reunião, providências para imediata cessão de espaço físico maior para a OAB.

Também participaram da reunião, o vereador Manoel Bento, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj), Luiz Alberto de Souza, o coordenador de Articulação Institucional da Prefeitura, Francisco de Assis Luciano da Rosa, e o secretário geral da OAB Joinville, Fabricio Bittencourt.

Mais notícias

Veja todas notícias

Voltar para o topo
voltar ao topo