20/08/12 - 00h29

Dificuldades para o exercício da advocacia junto a fóruns e repartições: OAB Joinville terá reunião com entidades para ação conjunta.

Na próxima semana, os membros da Comissão de Assuntos Judiciários da Subseção, em conjunto com a Coordenação Geral de Comissões, promoverão reunião com entidades voltadas à área juridica, incluindo núcleos jurídicos das associações empresariais da cidade  (Acij e Ajorpeme), para uma ação conjunta buscando soluções para os problemas que dificultam o exercício da advocacia, notadamente junto aos fóruns e repartições da jurisdição.

A OAB tem recebido uma série de reclamações da classe, das quais destacam-se: a) dificuldades dos advogados em acessar os juízes nos seus gabinetes, muitas vezes tendo que tratar com estagiários; b) dificuldades na obtenção de cargas rápidas de processos; c) demora na expedição de alvarás; d) imposição de reconhecimento de firmas em acordos nas varas de família; e) ocupação indevida de vagas dos advogados no estacionamento do Fórum da Comarca, dentre outros.

Ao lado disso, a Comissão de Assuntos Judiciários da OAB Joinville está sugerindo uma reunião com magistrados, em especial do fórum da justiça estadual, com objetivo de apresentar o rol de sugestões, bem como, em conjunto, procurar uma solução para os problemas, dado que o interesse é comum.

"Como é notório, a OAB Joinville tem participado intensamente, e até liderado, campanhas visando o aumento de varas e melhoria das condições de trabalho dos magistrados e servidores da Comarca. Participamos da conquista da nova vara federal para Joinville, a qual será instalada no início do ano que vem, bem como das seis novas varas estaduais já em funcionamento. Mas precisamos que os órgãos voltem sua atenção, também, para as condições de trabalho do advogado, as quais, em alguns casos, chegam a ser humilhantes, com dificuldades para acesso aos magistrados, demora na expedição de alvarás, honorários aviltantes, dentre outras situações. Vamos cobrar. Para isso, o apoio das entidades é fundamental, a exemplo das campanhas já feitas", destaca o Coordenador Geral de Comissões da OAB Joinville, Maurício Voos.