24/05/13 - 17h57

Conselheiro da Subseção é eleito Presidente da Comissão de Ações de Humanização e Segurança no Trânsito – CAHST

O Conselheiro da Subseção da OAB de Joinville Dr. Carlos Alberto Oliva Neves, foi eleito na última quarta-feira, como Presidente da Comissão de Ações de Humanização e Segurança no Trânsito – CAHST do Município de Joinville, pelo período de um ano, onde representará a Subseção.

A Comissão foi criada em 2012, em atendimento, sob orientação e a nível nacional pela ONU - Organização das Nações Unidas.

A CAHST é composta por 48 entidades públicas e privadas, e tem a missão de desenvolver ações para a Humanização e Segurança no Trânsito, visando principalmente reduzir os índices de acidentes em nossa cidade.

Segundo NEVES “Joinville está renovando sua Comissão de Humanização no Trânsito com um grande desafio até 2020: reduzir pela metade o número de mortes e lesões em acidentes. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, só no ano passado foram registrados 141 acidentes com vítimas fatais em Joinville”.

Em levantamento realizado até abril deste ano, desde 2005 os acidentes de trânsito mataram 1033 pessoas em Joinville.

Os trabalhos de 2013 começaram nesta quarta-feira (22/5), quando a comissão realizou a 7ª reunião ordinária na Câmara de Vereadores. O primeiro passo será realizar um diagnóstico por meio da integração dos bancos de dados, fomentar projetos, campanhas educativas e intensificar a fiscalização.

A Comissão de Ações para Humanização e Segurança no Trânsito, vinculada ao Instituto de Trânsito e Transporte (Ittran), foi renovada por meio do decreto número 20.525 de 2 de maio de 2013. A partir de agora, a comissão será ampliada e contará com a participação de 47 instituições. O objetivo deste novo grupo será pensar ações para reduzir o número de acidentes no trânsito.

O novo Presidente Carlos Neves complementa informando que a comissão atuará em três frentes:

- ações de educação e cidadania;

- esforço legal (fiscalização e regulamentação);

- formação de banco de dados integrado com estatísticas de trânsito, cujo objetivo é saber quantas pessoas se envolvem em acidentes, número de vítimas, óbitos e qual o custo do município com acidentes.

Nos últimos 11 anos, a frota de veículos cresceu 216%, totalizando mais de 330 mil veículos – a maioria motos e automóveis, que respondem pela maioria das mortes no trânsito, abaixo das doenças circulatórias e cânceres.

Os tripulantes de motos são os que mais morrem. Por faixa etária, 55% dos mortos no trânsito em Joinville têm até 40 anos. Pouco mais de 80% das vítimas são homens. Só no ano passado, os bombeiros voluntários atenderam a 2.640 ocorrências com motociclistas. É praticamente 2/3 de todos os atendimentos feitos em 2012 no trânsito.

Esses e outros dados serão o ponto de partida dos trabalhos da Comissão de Humanização no Trânsito. Seus integrantes deverão realizar pelo menos uma reunião ordinária por mês. Já os encontros temáticos entre os grupos de ações devem acontecer de acordo com a necessidade.

Até o ano passado, a Comissão de Humanização contava com representantes da Acij, Cepam, Comde, Comdi, Gidion, Transtusa, Hospital São José, Ippuj, Ittran, Movimento Pedala Joinville, Poder Judiciário Estadual, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Saúde, Seinfra, Actej, Centro de Formação de Condutores, Centro de Formação de Instrutores, Rotary Internacional, Ajorpeme, CDL, OAB, Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Polícia Civil, Polícia Militar, Seguro Dpvat, SAMU.

A partir de agora integram a comissão a Polícia Militar Rodoviária - SC, Polícia Rodoviária Federal, Auto Pista Litoral Sul, Secretaria Estadual de Saúde, hospitais particulares, Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Conselho Estadual de Trânsito, Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e de Operações Logísticas de Joinville, Sindicato das Empresas de Seguros, Seguro DPVAT, Instituto Joinville, Associação dos Comerciantes de Material de Construção.

O Presidente da Subseção da OAB de Joinville, Maurício Voos, parabenizou o Conselheiro Carlos Alberto Oliva Neves por ter alcançado a Presidência da Comissão, enaltecendo que o mesmo é um advogado extremamente preparado e sempre representou muito bem a OAB Joinville em todos os cargos que exerceu, e que tem a certeza de que não será diferente neste novo desafio.